Saúde mental pós-pandemia, e agora?
Você já se perguntou como está sua saúde mental pós-pandemia? Vamos conversar mais sobre o assunto e dar dicas preciosas para você começar a cuidar-se mais.
Com a chegada da pandemia, assuntos envolvendo saúde mental ganharam destaque e a atenção de muitos brasileiros.
Isso porque o emocional das pessoas foi tão impactado pela Covid-19 quanto o setor econômico. Mas quais são as perspectivas daqui para frente?
Qual a perspectiva da saúde mental no Brasil pós-pandemia?
Neste momento, precisamos dar a devida atenção e carinho à nossa saúde mental. Ainda não conhecemos todas as consequências da pandemia, mas sabemos que a situação está longe do que seria ideal.
É necessário cobrar ajuda governamental e traçar esforços em busca de um sistema de saúde que priorize a saúde mental, da mesma forma como já é feito em outras especialidades.
Enquanto isso, a perspectiva daqui para frente envolve prestar atenção aos sinais e buscar formas de lidar. Vamos a eles?
Qual o efeito da pandemia na saúde mental do brasileiro?
Para os profissionais de saúde
Devido à excessiva carga de trabalho e ao esgotamento, as pessoas que trabalham com saúde, principalmente na linha de frente, podem desenvolver problemas envolvendo estresse, ansiedade, depressão e síndrome de Burnout.
Pessoas que tiveram Covid-19
Os curados da doença precisam lidar com sequelas ainda pouco conhecidas pela ciência – e estima-se que até 35% deles estejam apresentando quadros de estresse pós-traumático ou depressão.
Pessoas em isolamento social
Permanecer muito tempo isolado, ainda mais de forma obrigatória, pode acarretar condições emocionais severas, como o aumento da ansiedade, depressão, crises de pânico, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e fobia social.
Pontos para se atentar à saúde mental
Alguns pontos podem prejudicar ainda mais a saúde mental neste momento tão delicado. Veja se você não está passando por algum deles:
- Crises de ansiedade constantes, caracterizadas por falta de ar, dificuldade para dormir, sensação de boca dormente, palpitações, sonhos “estranhos” e desânimo;
- Alta carga de estresse ocasionada pela crise financeira;
- Crise no relacionamento ou divórcio;
- Violência doméstica;
- Sensação de estresse que não passa, problema que já existia e se intensificou durante a pandemia em consequência da rotina de trabalho desgastante e ausência de momentos prazerosos.
Como cuidar da sua saúde mental
Comece a cuidar da sua saúde mental seguindo estes 5 passos essenciais:
Alimentar-se bem
Priorizar alimentos saudáveis e ter mais atenção ao que se come nunca foi tão importante. Os nutrientes ajudam muito na manutenção da saúde cerebral e dos processos químicos do cérebro.
Descansar
Dormir entre 7 e 8 horas por dia é mais importante do que parece. Assim como a prática de meditação e yoga, o sono regular ajuda a promover o equilíbrio emocional.
Fortalecer as amizades
Juntos somos mais fortes! Ainda que à distância, é importante conversar com amigos e familiares para aliviar sensações ruins.
Evitar drogas
O uso de substâncias como álcool e cigarro traz malefícios para toda a saúde, inclusive a emocional.
Praticar atividades físicas
A prática de atividades físicas está diretamente relacionada à produção de endorfina pelo corpo, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
Quer cuidar da saúde mental pós-pandemia? Conte com a Vívidus
A Vívidus é uma plataforma de saúde que entrega serviços que vão além de consultas médicas e exames. Já pensou em ter acesso a consulta com psicólogo a alguns cliques de distância e cuidar da saúde mental pós-pandemia com profissionais de ponta? Com a Vívidus você pode.
Uma equipe de saúde Vívidus está pronta para te atender, te ouvir, acolher e orientar sobre como você pode cuidar mais da sua saúde mental pós-pandemia.
Quer saber mais sobre a Vívidus? É só navegar pelo site e conhecer nossas assinaturas.